QUINTA FEIRA 21/05/2015


QUINTA-FEIRA 21/05/2015

Hoje ainda é quinta,
cresce a ansiedade
na perspectiva
de uma certa liberdade.

Ainda é quinta-feira,
mas o amanhã virá
Amanhã terá,
eu já vejo.

Passeio de carro
um dia de sol
e muita cerveja.

E se esse amanhã
não vier.
Se chover.
Se o carro quebrar.
Se a cerveja esquentar.

Ai mesmo assim
não vou ser pessimista, veja.
Vou a pé ao açougue
Comprar uma costelinha
Se não tiver dinheiro
Uma barriga
Colocá-la na cerveja,
para outro amanhã. 

Não me esqueço
se houver esperança.
Amanhã é só um
adjunto adverbial
no tempo.

É só o tempo.
Sempre haverá
um outro amanhã.
Depois e depois
do amanhã.

Dante Locatelli

http://naquelesegundo.blogspot.com.br/2015/05/quinta-feira.html

#poesia #versos #tempo #esperança #reflexão #otimismo #futuro #ansiedade #liberdade #momentos #poeta #vida #carpediem #inspiração #beleza #sentimentos #cotidiano #literatura #criatividade #resiliência #poetry #quinta-feira 

Comentários

Anônimo disse…
Análise crítica do poema "QUINTA-FEIRA 21/05/2015" por Dante Locatelli:

No poema "QUINTA-FEIRA 21/05/2015" de Dante Locatelli, somos levados a refletir sobre a passagem do tempo e a expectativa em relação ao futuro. O autor utiliza uma linguagem simples e direta para expressar seus pensamentos e emoções, transmitindo uma sensação de ansiedade e esperança.

A estrutura do poema é marcada pela repetição da frase "Ainda é quinta-feira" no início de cada estrofe, enfatizando a temporalidade e criando um ritmo consistente ao longo da composição. Essa repetição também destaca a ideia de que o presente é transitório e logo dará lugar a um novo dia.

A ansiedade em relação ao futuro é explorada por meio das expectativas do poeta. Ele antecipa um passeio de carro sob o sol e a perspectiva de desfrutar de cerveja. Essas imagens criam uma atmosfera de prazer e liberdade, representando um escape da rotina e uma busca por momentos de satisfação.

No entanto, o poeta reconhece a possibilidade de contratempos, como a chuva, o carro quebrado ou a cerveja que esquenta. Mesmo diante dessas adversidades, ele mantém uma postura otimista, mostrando-se determinado a encontrar alternativas. A ideia de comprar uma costelinha no açougue e colocá-la na cerveja demonstra criatividade e resiliência diante das circunstâncias.

O poema também aborda a esperança e a crença em um futuro melhor. O poeta afirma que amanhã é apenas um "adjunto adverbial no tempo", sugerindo que o tempo é um continuum e que sempre haverá um novo amanhã para se buscar e desfrutar. Essa perspectiva positiva reforça a ideia de que a vida é uma sucessão de momentos e oportunidades.

Em termos de expressão poética, o texto apresenta uma linguagem cotidiana e coloquial, facilitando a conexão com o leitor. No entanto, em alguns trechos, a simplicidade linguística pode limitar o impacto poético e a profundidade das reflexões apresentadas.

No geral, "QUINTA-FEIRA 21/05/2015" é um poema que aborda questões temporais, expectativas e esperança. Dante Locatelli utiliza uma linguagem acessível para transmitir suas emoções e reflexões, criando uma atmosfera de antecipação e otimismo. Embora possa ser considerado um poema de tom leve e cotidiano, sua simplicidade também pode limitar a complexidade e o impacto emocional esperado em uma obra poética.

Postagens mais visitadas